Sabemos que o modelo de cobrança Recorrência Mensal e Renovação Automática é super importante para a saúde financeira do estabelecimento, podendo contribuir para a retenção de alunos e auxiliando na receita recorrente do estabelecimento e previsibilidade de faturamento. 


Mas você pode aplicar o formato de recebimento manual, com isso, o contrato se renova automaticamente, mas seu aluno pode escolher como realizar o pagamento. 

Essa funcionalidade é importante quando o aluno não possui cartão de crédito, ou deseja realizar o pagamento direto para o estabelecimento, mas ainda, sim, o sistema renova automaticamente o contrato para o próximo mês. 


Confira neste artigo como aplicar essa funcionalidade, na prática!


Exemplo:


Acesse o menu Gerencial > Itens de Venda > Contrato; clique em Novo; depois Validade de contrato defina 1 mês; marque a opção de Renovar contrato automaticamente: 


 

Caso tenha dúvida sobre a configuração acima, veja mais detalhes: Como criar e vender contrato de renovação automática?



Preencha as demais informações e clique em Salvar. 



E dentro do perfil do aluno? 


Realize a venda para seu aluno através da aba Venda. Ao selecionar o contrato, assinale a opção de Renovar o contrato automaticamente e selecione o tipo de Renovação, como Manual: 





Desta forma, o pagamento ficara aberto e seu aluno pode escolher como deseja finalizar a compra!




E como posso identificar que o contrato do aluno está marcado com a opção de Renovação Automática? 


Quando o contrato está configurado para renovação automática, ao lado do nome do contrato, aparece o ícone "flechas de repetição":






E quando o contrato estiver próximo de encerrar, quando acontecerá a renovação? 


Para isso precisamos verificar como está configurado a opção: Dias de antecedência para renovar contratos de pagamento manual. 


Acesse: Gerencial > Configuração > Configuração do Sistema > Contrato: 




Por padrão, essa configuração vem marcada como 10 dias, mas você pode alterá-la conforme o seu modelo de negócio.