Quando a emissão de notas está relacionada a um tipo de serviço, o ideial é a que a nota fiscal seja emitida conforme a data de prestação dele, e não à data de recebimento. 



Diferente da emissão de notas pelo recebimento (caixa), por exemplo, quando um aluno paga à vista um plano de 12 meses, gera-se uma nota fiscal com o valor total já no primeiro mês, e não durante todo período de contrato.




   Pelo Tecnofit, é possível emitir por:


1. Caixa: nessa, a nota fiscal seguirá os recibos gerados pelo sistema;


2. Competência: dessa forma, o valor total do contrato será dividido por seu período, emitindo conforme a prestação de serviço, incluindo vendas à vista.




Emito notas pela data de recibo (caixa), como posso alterar para emitir por competência? 


A alteração do modelo de emissão de caixa para competência, pode ser feita acessando o menu Gerencial > NFS-e do sistema, selecionando a opção Competência  e confirmando em Testar e Salvar:



⚠️ Antes de fazer a alteração, consulte o seu contador para avaliar qual modelo melhor atende o seu negócio, pois assim que alterado para a emissão por competência não será possível desfazer a ação.



   Ao ativar a configuração, as emissões das notas ocorrerão da seguinte forma:


  • O valor total do contrato será dividido pelo seu período (em meses) e a emissão é programada a partir do momento que o contrato se torna ativo;



  • Para cada contrato, é gerada uma nota fiscal eletrônica (NFe) por mês;
  • Caso exista mais de um contrato, é gerada uma NFe para cada contrato;
  • Se for adicionado um serviço na venda do contrato, será adicionado o valor do serviço na primeira nota.


⚠️  Se sua emissão de notas já está habilitada para gerar automaticamente, as notas por competência também serão emitidas automaticamente.