O Tecnofit Catraca está mostrando a mensagem de "Problemas ao se conectar (A Porta COM não existe)". O que fazer?
Imprimir
Criado por: Eduardo Karpowicz
Modificado em: Sex, 18 Nov, 2022 na (o) 9:47 AM
Se a sua catraca não estiver liberando com os comandos do leitor biométrico ou teclado, pode ser que a porta COM na qual ela está conectada mudou. Isso normalmente acontece quando o cabo da catraca é removido do computador e colocado em outra entrada USB.
Para confirmar, abra o Tecnofit Catraca e veja se aparece a seguinte mensagem nos logs do programa: Problemas ao se conectar (A porta 'COM' não existe), assim como o exemplo abaixo:
![](https://s3.amazonaws.com/cdn.freshdesk.com/data/helpdesk/attachments/production/67057355597/original/oZEjbl-PzMEis1B4zvJSZg00RmHjZfJOUw.png?1668705782)
Para poder reconectar, siga os procedimentos abaixo:
1. Conferindo o número da porta COM
Abra o Gerenciador de Dispositivos do computador clicando no menu Iniciar e digitando Gerenciador de Dispositivos, ou devmgmt.msc.
![](https://s3.amazonaws.com/cdn.freshdesk.com/data/helpdesk/attachments/production/67057356022/original/A4C8qEkONljWtS_W3jUYp507-JFAYmaN9Q.png?1668706002)
Localize a categoria Portas (COM e LPT) e veja qual número aparece junto a informação (COM). No exemplo abaixo, é o número 3. Guarde este número para poder alterar a informação da porta no sistema.
![](https://s3.amazonaws.com/cdn.freshdesk.com/data/helpdesk/attachments/production/67057356228/original/6pUs3hgbXT9ufxsiPMDBn-iN_cYj1bSd_A.png?1668706102)
2. Alterando o número da Porta COM no sistema
Abra o sistema Tecnofit e acesse o caminho Gerencial -> Configuração -> Catraca:
![](https://s3.amazonaws.com/cdn.freshdesk.com/data/helpdesk/attachments/production/67057356522/original/rf42HT1XbReQzO5vFDenRPgJNBgUE9EiZQ.png?1668706269)
No campo Porta TCP inclua o número que consta em Portas COM no seu Gerenciador de Dispositivos:
![](https://s3.amazonaws.com/cdn.freshdesk.com/data/helpdesk/attachments/production/67057356623/original/kulCZF7dTtsicN5yeMwLV4Yju-dcYMvQYA.png?1668706327)
Feita a alteração, clique em Salvar para aplicar a alteração.
![](https://s3.amazonaws.com/cdn.freshdesk.com/data/helpdesk/attachments/production/67057356859/original/9nafNDDiq4Qwvl1vMo-3_YZoFraZh1Tr1w.png?1668706447)
3. Aplicando no Tecnofit Catraca
Com a alteração realizada, feche e abra o Tecnofit Catraca duas vezes. Se a catraca conectar corretamente, a seguinte informação aparecerá nos logs e você já poderá utilizar a catraca novamente:
![](https://s3.amazonaws.com/cdn.freshdesk.com/data/helpdesk/attachments/production/67057357551/original/DhK5QJ2U1_Muql-Qdc0x9UpKIOyj-D0LZQ.png?1668706869)
Palavras-chave: Catraca desconectada; Catraca serial; Porta COM; A Porta COM não existe; Reconectar a catraca; Problemas ao conectar.
Eduardo é o autor deste artigo de solução.
Isso foi útil para você?
Sim
Não
Enviar feedback Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.