Vamos te mostrar como analisar problemas ou nos encaminhar a sua dúvida com mais assertividade, assim podemos ser assertivos e conseguir te ajudar já na primeira integração.


Se em algum momento você precisar de ajuda e estiver offline, vamos te ajudar a analisar com este artigo em algumas etapas:


1 - Ter certeza que o erro realmente está onde você o encontrou


Como você encontrou esse erro? Consegue refazer o caminho e reproduzir esse comportamento? Às vezes o erro está em outro local, só precisamos chegar na causa. Por exemplo: você encontra alguma informação em um relatório, mas o problema pode não ser o relatório, e sim o cadastro do cliente ou recibo.


2 - Garantir que aquilo realmente é um erro


O que está acontecendo realmente é errado? Muitas vezes aquilo parece estar errado olhando de primeira, mas se você parar e analisar atentamente, percebe que na verdade aquilo está funcionando corretamente. Por exemplo: se você não consegue visualizar um relatório, pode ser uma configuração no perfil de acesso.


3 - Identificar se o problema acontece mais vezes

Se você percebeu que aquilo é realmente um erro e achou o lugar certo em que ele ocorreu, é hora de verificar se esse erro também acontece em outros lugares. Para isso, teste cenários parecidos para ver se o erro aparece novamente. geralmente usamos um cadastro de testes para validar essas hipóteses.


4 - Como estão as configurações?


Já checou as configurações do sistema para saber se é uma configuração? Se o problema é em um contrato, podemos analisar como está configurado e como foi vendido. 

Foram feitas alterações na configuração do sistema? Você sabe o que isso afeta?


5 - Essa regra de negócio faz sentido?


É importante saber o funcionamento do sistema para conseguir analisar qualquer cenário. Você sabe ao certo o que isso afeta em outras partes do sistema ou em outros cadastros? Por exemplo: se eu excluir um recibo, o valor voltará a ficar aberto?


6 - Existe alguma solução até o problema ser corrigido?


Depois de analisado o problema, constatou que realmente é um problema e precisa passar ao nosso time, essa correção pode não ser no mesmo dia e de forma rápida, pois isso envolve outros níveis de análise e testes. Consegue alguma solução alternativa até a correção estar pronta? Conhece como o sistema se comporta para utilizar outras soluções?


IMPORTANTE! Ao encaminhar suas dúvidas ao nosso time de Suporte, sempre mande exemplos, como nome de aluno, nome da aula, horário, mensagem de erro, algum print ou vídeo. Com evidências mostrando o comportamento e reproduzindo o problema, nosso time consegue agir mais rápido e de forma assertiva.


Palavras-chave: análise, problema; assertivo; evidência; bug; configurações.