Fixando o IP do computador

Primeiramente você precisa definir um endereço IP fixo no computador onde será instalado o programa Tecnofit Catraca. Para isso, siga os passos abaixo:


  • Clique no menu iniciar e pesquise por "Painel de Controle";

  • Em "Painel de Controle", localize a opção "Rede e Internet";

  • Em "Rede e Internet", clique em um ícone chamado "Ethernet" caso o computador esteja conectado por cabo de rede, ou "Wi-fi" caso o computador esteja conectado na rede sem fio;

  • Após clicar nesta opção, será exibida uma pequena tela onde ao clicar em "Detalhes", irá apresentar os dados de "IP" do computador e roteador;

  • Em "Detalhes", localize a opção "Endereço IPV4" - este é o IP da sua máquina que iremos deixar "Fixo";

  • Anote os dados em "Endereço IPV4" e "Gateway Padrão IPV4";

  • Clique em fechar na tela "Detalhes", retorne a tela anterior e clique em "Propriedades"; 

  • Em "Propriedades" localize a opção "Protocolo IP versão 4 (TCP/IPv4)" e clique duas vezes;

  • Feito isso, irá abrir uma telinha. Verifique se a tela está sem nenhum preenchimento. Caso esteja toda preenchida, apenas anote o "Endereço IP" para usarmos nos próximos passos;

  • Caso não tenha nada preenchido, siga os seguintes passos:
    1. Clique em "Usar o Seguinte Endereço IP";
    2. Na opção "Endereço IP", digite o número do "Endereço IPV4";
    3. Na opção de "Máscara de Sub-rede", digite "255.255.255.0";
    4. Na Opção de Gateway padrão, digite a informação obtida nos passos anteriores "Painel de controle";
    5. Na opção de DNS, digite no servidor preferencial "8.8.8.8";
    6. Na opção DNS alternativo, digite a seguinte numeração "8.8.4.4".

Confira na prática:    



Configurando a conexão da catraca


Feitos os procedimentos acima, clique em "OK" e feche estas configurações. 

Agora com a numeração de IP do computador em mãos, vamos configurar o painel da sua catraca, seguindo os passos abaixo:

  • Desligue sua catraca da energia;

  • Ligue a Catraca segurando o botão "OK";

  • Será exibido a opção de "Linguagem", escolha a opção "Português" e aperte "Ok";

  • Na próxima tela irá pedir para apagar a memória, então aperte "ESC";

  • A próxima opção será "Número do Inner" - o número de identificação do equipamento caso tenha mais de uma catraca -, então digite "001";

  • Na próxima opção, digite o "IP do Servidor", que é o IP do computador que você configurou anteriormente;

  • A próxima opção será "Ip Fixo", basta clicar em "OK". Caso não esteja habilitada esta opção, toda vez que a catraca for desligada será atribuído automaticamente um novo endereço IP para o equipamento e esta configuração terá que ser refeita;

  • Na próxima opção, "IP do Inner", será necessário definir um endereço IP para a catrac. Se por exemplo o endereço IP do computador for 192.168.0.50, no IP do inner digite 192.168.0.199 e em seguida confirme com "OK";

  • Na próxima tela, será solicitada a "Máscara de Sub-rede", então digite "255.255.255.000" e em seguida confirme com "OK";

  • A próxima opção será "Gateway padrão", basta confirmar com "OK";

  • Na opção seguinte, em "Padrão cartão", selecione a opção "Padrão Livre ou PL";

  • Em seguida, defina "Catraca" em "Tipo do equipamento" e pressione "OK";

  • A próxima opção será "modelo equipamento". As seguintes opções serão apresentadas: TOP, FLEX,FIT, REVOLUTION, se souber seu modelo informe aqui. Caso contrário, selecione "REVOLUTION";

  • Em seguida, será apresentada a opção "Possui Biometria". Aqui, caso o leitor biométrico seja embutido na catraca, marque a opção "Sim". Caso seja um leitor externo conectado ao computador ou se a catraca não possui leitor de biometrias, marque a Opção "Não".

  • Finalizando, irá aparecer na tela do equipamento a mensagem "Configuração Local OK".

Este é o procedimento padrão para a maioria das versões da TopData. Em alguns modelos podem ser apresentadas as opções abaixo:


  • Caso pergunte por "Porta Padrão", pressione "Confirma";

  • Caso pergunte por "Sem Gateway", pressione "OK";

  • Caso pergunte se "Possuí Urna", pressione "ESC" ou "Não";

  • Caso pergunte por código "ASP Padrão", clique em "Sim" ou "Confirma".


Depois disso, abra o Tecnofit Catraca e verifique se a conexão da catraca irá estabelecer.

Veja na prática:




Palavras-chave:  Configurar catraca; TopData; Conectar catraca.