O Reconhecimento Facial é uma forma eficaz de controlar o acesso de clientes e funcionários nas unidades, tanto por uma questão de gestão quanto por segurança da academia, clientes e funcionários.


    Quer começar a usar o controle por Reconhecimento Facial? Confira abaixo as principais dúvidas sobre essa funcionalidade:


Sumário:


Quais são os requisitos?


    Listamos, abaixo, alguns requisitos considerados mínimos e recomendados para o bom funcionamento da ferramenta.


Requisitos Mínimos:

Processador: Core I5, 7ª Geração ou superior. 

Memória: 8GB Câmera: 720p (recomendamos Webcam HD 720p Logitech C270) 

Sistema operacional: Windows (64 bits) 

Um monitor com conexão em HDMI conectado ao computador para deixar a tela do reconhecimento facial aberta.


Requisitos Recomendados:

Processador: Core I7

Memória: 12GB

Câmera: 1080p

Sistema operacional: Windows 10 (64 bits)

Um monitor com conexão em HDMI conectado ao computador para deixar a tela do reconhecimento facial aberta.


Importante posicionar a câmera a favor da luz, em uma altura de 1,68 a 1,75. A câmera deve estar instalada a no máximo 1 metro do espaço onde o aluno irá se posicionar para o reconhecimento. 



Como é feita a instalação?


    Depois de tudo preparado, seguindo os requisitos acima, entre em contato conosco via chat para solicitarmos a geração da chave de API necessária para o uso da ferramenta. 

    Após a geração, entraremos em contato para combinarmos a instalação do reconhecimento facial e realizar os devidos testes e orientações para uso.



Como começar a utilizar?


    Após a nossa equipe fazer a instalação da funcionalidade no seu sistema, já é possível começar a fazer o cadastro das faces!

       Antes de fazer o cadastro, é muito importante verificar se ao ligar a câmera, a face está aparecendo sem falta ou excesso de luminosidade, se a pessoa está utilizando acessórios como óculos, máscara, bonés, toucas, se o cabelo não está no rosto, entre outras coisas que possam dificultar as próximas leituras da face e impedir a localização dela no servidor.


Agora, vamos lá!


  Acesse o programa Tecnofit Catraca e no menu à esquerda, selecione Gerenciar > Reconhecimento Facial (F10), ou a opção "Abrir Rec. Facial", à direita.




    A tela abaixo será aberta em uma tela separada do Tecnofit Catraca, com as opções "Aluno""Situação" e "Vencimento Contrato", que mostrarão esses detalhes quando os alunos passarem pelo reconhecimento facial.



    

No Tecnofit Catraca, selecione a opção Cadastrar Face:




    E depois, a opção Ligar Web Cam:



    Digite o nome do cliente ou funcionário, para que seja encontrado o cadastro dessa pessoa no sistema, e clique em Cadastrar Imagem:


    

A imagem será enviada ao servidor:



    E será gravada com sucesso!:




    Depois, no seu dia a dia, selecionando a opção Abrir Rec. Facial > Ligar Web Cam, é aberta a telinha à parte, que faz a captura da imagem para a liberação.



    É necessário parar em frente à câmera por cerca de 3 segundos para que ela receba a imagem, envie ao servidor e ele faça a comparação com as imagens cadastradas e identifique seu cliente ou funcionário.




Boas práticas para o funcionamento do Reconhecimento Facial


    Vamos reforçar as dicas para o uso ideal e bom funcionamento do Reconhecimento Facial?

  • Ao fazer o cadastro, verifique se não há nada impedindo a leitura completa da face, como falta ou excesso de luz ou acessórios que a pessoa possa usar;

  • Peça para que o aluno ou funcionário fique parado por cerca de 3 segundos, na mesma distância e com a face em direção à sua câmera;

  • No dia a dia, também é ideal posicionar a face por cerca de 3 segundos em frente à câmera, direcionando a face para ela, para que o servidor compare e encontre o cadastro mais fácil e rapidamente;

  • Caso alguns cadastros específicos estejam com dificuldade de serem identificados, você pode fazer mais cadastros dessas faces para que o servidor tenha mais opções de imagens dessa pessoa no banco de imagens para a comparação. 



Veja também em vídeo:






Palavras-chave: Usar reconhecimento facial; Instalar reconhecimento facial; Cadastro de face; Cadastrar face; Rosto.



Se puder, avalie esse artigo, abaixo! Sua opinião é muito importante para a construção da nossa base de conhecimento!