Quando a catraca fica desconectada, é importante seguir alguns passos simples para entender o que está acontecendo. Abaixo, preparamos um guia para te ajudar a identificar o motivo e, se possível, resolver o problema rapidamente.
1. Identifique o modelo da catraca e do facial
Você pode verificar essas informações diretamente no aparelho ou pelo sistema:
Caminho: Gerencial > Configuração > Catraca
Em modelo da catraca, se estiver como Paralela, vá até Dispositivo Facial e veja o modelo configurado (exemplo: Control ID Next).
Ou
Essas informações são importantes para saber quais testes seguir mais adiante.
2. Verifique a conexão de rede
Certifique-se de que a catraca está recebendo internet corretamente:
Retire e conecte novamente os cabos de rede;
Desligue a catraca, aguarde 30 segundos e ligue novamente;
Após religar, teste se o equipamento voltou a se comunicar normalmente.
3. Confira o IP Servidor
O IP Servidor é o endereço que permite a comunicação entre o computador e a catraca.
Para verificar se está correto, siga o passo a passo abaixo:
Pressione no teclado Windows + R:
Na janela que abrir, digite CMD e clique em OK:
Na tela preta que abrir (Prompt de Comando), digite IPCONFIG:
E pressione Enter.
4 . O IP exibido deve ser o mesmo configurado no sistema, no caminho:
Gerencial > Configuração > Catraca: IP Servidor
E também se possuir facial: Em Dispositivo Facial
Se o número estiver diferente, ajuste conforme o IP mostrado no CMD.
Confira na prática:
? Dica: após ajustar, feche e abra o programa duas vezes para garantir que as alterações sejam aplicadas corretamente.
Testes adicionais conforme o modelo do equipamento
Abaixo você pode acessar orientações específicas conforme o seu modelo:
- TopData: Clique aqui para maiores testes
- Henry 8X: Clique aqui para maiores testes
- Henry 7x: Clique aqui para maiores testes
- Tecnibra: Clique aqui para maiores testes
- EVO Facial: Clique aqui para maiores testes
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