Quando a catraca fica desconectada, é importante seguir alguns passos simples para entender o que está acontecendo. Abaixo, preparamos um guia para te ajudar a identificar o motivo e, se possível, resolver o problema rapidamente.

1.  Identifique o modelo da catraca e do facial


Você pode verificar essas informações diretamente no aparelho ou pelo sistema:

Caminho: Gerencial > Configuração > Catraca


Em modelo da catraca, se estiver como Paralela, vá até Dispositivo Facial e veja o modelo configurado (exemplo: Control ID Next).


Ou



Essas informações são importantes para saber quais testes seguir mais adiante.


2. Verifique a conexão de rede


Certifique-se de que a catraca está recebendo internet corretamente:


Retire e conecte novamente os cabos de rede;


Desligue a catraca, aguarde 30 segundos e ligue novamente;


Após religar, teste se o equipamento voltou a se comunicar normalmente.


3. Confira o IP Servidor


O IP Servidor é o endereço que permite a comunicação entre o computador e a catraca.

Para verificar se está correto, siga o passo a passo abaixo:


Pressione no teclado Windows + R:


Na janela que abrir, digite CMD e clique em OK:




Na tela preta que abrir (Prompt de Comando), digite IPCONFIG:




E pressione Enter.


4 . O IP exibido deve ser o mesmo configurado no sistema, no caminho:

Gerencial > Configuração > Catraca: IP Servidor




E também se possuir facial: Em Dispositivo Facial



Se o número estiver diferente, ajuste conforme o IP mostrado no CMD.


Confira na prática:


? Dica: após ajustar, feche e abra o programa duas vezes para garantir que as alterações sejam aplicadas corretamente.


Testes adicionais conforme o modelo do equipamento


Abaixo você pode acessar orientações específicas conforme o seu modelo:



Ei! Queremos a sua opinião. Deixei seu feedback, respondendo abaixo se esse artigo foi útil pra você.