Na Tecnofit, você tem flexibilidade para lançar manualmente os pagamentos dos alunos ou optar pelo recebimento automático, dependendo da forma de cobrança configurada.
Neste artigo, vamos te mostrar como registrar manualmente um pagamento, quais opções estão disponíveis na tela de pagamento e como utilizar o recurso de pagamento retroativo quando for necessário.
ÍNDICE
- Onde registrar o pagamento do aluno?
- Quais ações posso realizar nas parcelas?
- Formas de pagamento disponíveis
- Pagamento retroativo
Onde registrar o pagamento do aluno?
- Acesse Recepção > Clientes > Cliente:
- Na aba Pagamento, clique no ícone ($) para dar a baixa no pagamento:
⚠️ Caso esse ícone não apareça, significa que o aluno tem uma outra forma de pagamento já gerada, como boleto ou pix.
- Defina a forma de pagamento, o valor pago, e clique em incluir:
- Após isso, basta clicar em "Finalizar pagamento":
- O recibo será gerado após o pagamento finalizado:
Quais ações posso realizar nas parcelas?
Dentro da aba de pagamento, você encontra diversas opções para facilitar a cobrança e o controle financeiro:
- Gerar link de pagamento.
- Receber parcela
- Gerar boletos do parcelamento (apenas para cliente que possuem integração com a Conta Digital)
- Cobrar no cartão de crédito (apenas para cliente que possuem integração com Gateway de Pagamento)
- Gerar cobranças via PIX (apenas para cliente que possuem integração com a Conta Digital)
- Exclusão de venda
- Parcelemento da venda
Formas de pagamento disponíveis
- Dinheiro:
- Cheque:
Banco: Selecione o banco emissor do cheque.
Agência: Informe o número da agência vinculada à conta do cheque.
Conta Corrente: Número da conta corrente de onde o cheque foi emitido.
Bom Para: Data em que o cheque poderá ser compensado (usado para cheques pré-datados).
Número Cheque: Número impresso no cheque. Serve para controle e rastreamento.
Valor: Valor do pagamento via cheque. Esse campo geralmente vem preenchido com o valor da parcela, mas pode ser ajustado.
- Cartão de Débito (transação feita pela maquininha):
No campo "Autorização", você pode colocar o número do recibo gerado na maquininha, por exemplo.
- Cartão de Crédito (transação feita pela maquininha ou cartão de crédito online, caso possua Gateway):
Atenção: Não esqueça de informar a quantidade de parcelas (se houver), para que o sistema registre o recibo de forma parcelada, com os valores corretamente distribuídos.
- Boleto:
⚠️ Caso não consiga incluir o pagamento manual do boleto, é porque você possui integração com a conta digital. Pagamentos via conta digital caem automaticamente.
- Desconto:
- Crédito em Conta:
- PIX:
⚠️ Caso uma das opções não apareça, verifique se a mesma está ativa em Gerencial > Auxiliares de Financeiro > Formas de recebimento
Pagamento retroativo
Caso você precise registrar um pagamento que foi feito em uma data anterior à data atual, é possível lançar esse valor como pagamento retroativo.
- Siga o passo a passo de como lançar o pagamento do aluno até a parte de "Finalizar pagamento".
- Ajuste a data do pagamento:
- Após selecionar uma data retroativa, o sistema te dará o aviso que você deve selecionar um caixa para prosseguir. Clique em "Selecionar Caixa":
- O sistema procurará um caixa que tenha sido aberto no dia da baixa, caso não encontre nenhum registro, você pode clicar em "Novo":
- Selecione a conta e clique em Salvar:
- Clique então em "Selecionar" para escolher o caixa:
- Após selecionado o caixa, basta finalizar o pagamento:
Prontinho! O recibo será lançado na data escolhida:
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