Cobrar seus alunos por boleto é uma forma prática e segura de manter as mensalidades em dia, especialmente para planos parcelados ou pagamentos recorrentes. Na Tecnofit, essa funcionalidade está integrada à Conta Digital, e permite que você automatize processos, personalize o envio das cobranças e acompanhe tudo em tempo real.
Neste guia completo, você vai aprender desde a ativação da conta digital até o envio e cancelamento dos boletos, além de tirar dúvidas sobre como o sistema lida com vencimento, baixa automática e outras configurações importantes.
ÍNDICE
- Como ativar a Conta Digital
- Como gerar boleto avulso para o aluno
- Cobrança por boleto em planos parcelados
- Como acompanhar boletos gerados
- Cancelar boleto e alterar forma de pagamento
- Informações importantes sobre boletos
- Cobrança recorrente com boleto
Como ativar a Conta Digital
Antes de começar a gerar boletos, é necessário ativar a sua Conta Digital. Siga o passo a passo disponível no artigo: Como integrar com a Conta Digital da Tecnofit?
Como gerar boleto avulso para o aluno
- Acesse Recepção > Clientes > Cliente:
- Selecione o aluno e na aba "Pagamentos", clique no ícone Gerar boleto:
- Altere a data de vencimento, se necessário, e confirme a geração:
- Para visualizar o boleto gerado, basta clicar em "Visualizar boleto gerado":
- Clique em "Visualizar boleto" para imprimir ou salvar o PDF:
⚠️ O boleto será enviado automaticamente por e-mail. Se preferir, você pode reenviar manualmente clicando no ícone de avião:
Cobrança por boleto em planos parcelados
- Seguindo o passo a passo anterior, chegue a aba "Pagamentos".
- Clique no ícone de Gerar boleto:
- Confira as informações e confirme:
⚠️ A primeira parcela será gerada na hora. As demais serão programadas para emissão 10 dias antes do vencimento.
Como acompanhar boletos gerados
- Acesse Relatórios > Financeiro > Boletos e PIX emitidos:
- Aplique os filtros conforme a necessidade, e clique em "Pesquisar":
Cancelar boleto e alterar forma de pagamento
- Siga o passo a passo de como acessar o perfil de aluno, até chegar na aba "Pagamentos".
- Clique no ícone de código de barras:
- Clique em Cancelar boleto:
- Confirme:
- Após cancelar, o sistema libera o ícone $, permitindo outro tipo de recebimento:
Dicas extras:
- Em casos de parcelamento, você pode cancelar boletos individualmente ou todos de uma vez:
- Ao cancelar uma parcela, avise o aluno para não pagar o boleto anterior
- É possível aplicar desconto parcial e gerar novo boleto para o valor restante
Informações importantes sobre boletos
- A compensação ocorre em até 3 dias úteis
- A baixa é feita automaticamente pelo sistema
- Boletos não vão a protesto por falta de pagamento
- O aluno recebe o boleto por e-mail e também pode acessá-lo pelo aplicativo da Tecnofit
Cobrança recorrente com boleto
Também é possível utilizar o boleto para planos de renovação automática mensal (recorrência).
Veja como efetuar esse tipo de venda aqui: Como criar e vender contrato de renovação automática?
Ei! Queremos saber sua opinião. ✅
Deixe seu feedback ou comentário e nos ajude a melhorar.
Vamos lá, sua opinião conta muito para nós! ❤️