Cobrar seus alunos por boleto é uma forma prática e segura de manter as mensalidades em dia, especialmente para planos parcelados ou pagamentos recorrentes. Na Tecnofit, essa funcionalidade está integrada à Conta Digital, e permite que você automatize processos, personalize o envio das cobranças e acompanhe tudo em tempo real.


    Neste guia completo, você vai aprender desde a ativação da conta digital até o envio e cancelamento dos boletos, além de tirar dúvidas sobre como o sistema lida com vencimento, baixa automática e outras configurações importantes.




ÍNDICE




Como ativar a Conta Digital


Antes de começar a gerar boletos, é necessário ativar a sua Conta Digital. Siga o passo a passo disponível no artigo: Como integrar com a Conta Digital da Tecnofit?


Como gerar boleto avulso para o aluno


  • Acesse Recepção > Clientes > Cliente:



  • Selecione o aluno e na aba "Pagamentos", clique no ícone Gerar boleto:



  • Altere a data de vencimento, se necessário, e confirme a geração:



  • Para visualizar o boleto gerado, basta clicar em "Visualizar boleto gerado":



  • Clique em "Visualizar boleto" para imprimir ou salvar o PDF:



⚠️ O boleto será enviado automaticamente por e-mail. Se preferir, você pode reenviar manualmente clicando no ícone de avião:




Cobrança por boleto em planos parcelados


  • Seguindo o passo a passo anterior, chegue a aba "Pagamentos".
  • Clique no ícone de Gerar boleto:



  • Confira as informações e confirme:


⚠️ A primeira parcela será gerada na hora. As demais serão programadas para emissão 10 dias antes do vencimento. 




Como acompanhar boletos gerados


  • Acesse Relatórios > Financeiro > Boletos e PIX emitidos:



  • Aplique os filtros conforme a necessidade, e clique em "Pesquisar":





Cancelar boleto e alterar forma de pagamento


  • Siga o passo a passo de como acessar o perfil de aluno, até chegar na aba "Pagamentos".
  • Clique no ícone de código de barras:



  • Clique em Cancelar boleto:



  • Confirme:



  • Após cancelar, o sistema libera o ícone $, permitindo outro tipo de recebimento:



Dicas extras:

  • Em casos de parcelamento, você pode cancelar boletos individualmente ou todos de uma vez:



  • Ao cancelar uma parcela, avise o aluno para não pagar o boleto anterior
  • É possível aplicar desconto parcial e gerar novo boleto para o valor restante


Informações importantes sobre boletos


  • A compensação ocorre em até 3 dias úteis
  • A baixa é feita automaticamente pelo sistema
  • Boletos não vão a protesto por falta de pagamento
  • O aluno recebe o boleto por e-mail e também pode acessá-lo pelo aplicativo da Tecnofit


Cobrança recorrente com boleto


Também é possível utilizar o boleto para planos de renovação automática mensal (recorrência).


Veja como efetuar esse tipo de venda aqui: Como criar e vender contrato de renovação automática?




Ei! Queremos saber sua opinião. ✅ 


Deixe seu feedback ou comentário e nos ajude a melhorar. 


Vamos lá, sua opinião conta muito para nós! ❤️