A renovação automática permite que o contrato do aluno se renove mensalmente, sem precisar de uma nova venda a cada ciclo. Essa funcionalidade pode ser usada tanto com pagamentos manuais quanto com cobranças automatizadas via cartão, boleto ou PIX.

    Neste artigo, explicamos as opções disponíveis e como configurar cada uma delas.


ÍNDICE




Tipos de contratos com renovação automática


1. Contrato com renovação automática e forma de pagamento definida:

  • Pode ter qualquer duração acima de 1 mês (ex: 3, 6, 12 meses).
  • A renovação ocorre automaticamente ao final do período definido.
  • A cobrança é feita ou gerada automaticamente.


2. Contrato com renovação automática e pagamento manual:

  • Pode ter qualquer duração acima de 1 mês (ex: 3, 6, 12 meses).
  • A renovação é automática, mas o pagamento deve ser feito manualmente a cada mês.




Formas de cobrança disponíveis


1. Cartão de Crédito

  • Necessário ter integração com Gateway de pagamento (veja aqui os gateways disponíveis).
  • O valor é cobrado automaticamente no cartão do aluno a cada mês.
  • Em caso de falha no pagamento, o sistema tentará novamente.


2. Boleto Bancário

  • Necessário ter integração com a Conta Digital (veja aqui como integrar).
  • O boleto é gerado automaticamente todo mês, com envio para o e-mail do aluno.


3. PIX

  • Necessário ter integração com a Conta digital no formato PJ.
  • O código QRCode é gerado automaticamente todo mês e enviado ao e-mail do aluno.




Como configurar o contrato com renovação automática


  • Acesse Gerencial > Itens de Venda > Contrato:



  • Escolha o contrato desejado e ative a opção "Renovação automática":



  • Salve ao final da página.


Caso não encontre a opção, clique em "Configurar campos" no topo da tela e ative.


Se a opção não estiver aparecendo para contratos superiores ao mensal, acesse Gerencial > Configuração > Configuração do sistema > Contrato, e ative a opção abaixo:





Como realizar a venda


  • Acesse Recepção > Clientes > Cliente:



  • Na aba "Venda", selecione a opção "Contrato", e então selecione o contrato desejado:



  • Após isso, defina qual será a forma de pagamento do contrato:



  • Finalize a venda.


Caso tenha sido feita uma venda anterior a configuração no contrato, o mesmo deverá ser vendido novamente, seguindo as instruções acima.




Dicas

  • É possível cancelar a renovação automática a qualquer momento, acessando o cadastro do aluno. Na aba "Contrato", clique em "Dados do contrato":



  • Em ações, clique em "Renovar":



  • E em "Cancelar renovação automática":



  • A data de vencimento da parcela e do início do plano sempre serão as mesmas.
  • Caso o pagamento não seja feito no vencimento, o aluno ficará bloqueado até o pagamento.
  • Para validar se um contrato foi vendido como renovação automática, basta acessar o cadastro do aluno e validar na aba Contrato:



Ei! Queremos saber sua opinião. ✅ 


Deixe seu feedback ou comentário e nos ajude a melhorar. 


Vamos lá, sua opinião conta muito para nós! ❤️