A renovação automática permite que o contrato do aluno se renove mensalmente, sem precisar de uma nova venda a cada ciclo. Essa funcionalidade pode ser usada tanto com pagamentos manuais quanto com cobranças automatizadas via cartão, boleto ou PIX.
Neste artigo, explicamos as opções disponíveis e como configurar cada uma delas.
ÍNDICE
- Tipos de contratos com renovação automática
- Formas de cobrança disponíveis
- Como configurar o contrato com renovação automática
- Dicas
Tipos de contratos com renovação automática
1. Contrato com renovação automática e forma de pagamento definida:
- Pode ter qualquer duração acima de 1 mês (ex: 3, 6, 12 meses).
- A renovação ocorre automaticamente ao final do período definido.
- A cobrança é feita ou gerada automaticamente.
2. Contrato com renovação automática e pagamento manual:
- Pode ter qualquer duração acima de 1 mês (ex: 3, 6, 12 meses).
- A renovação é automática, mas o pagamento deve ser feito manualmente a cada mês.
Formas de cobrança disponíveis
1. Cartão de Crédito
- Necessário ter integração com Gateway de pagamento (veja aqui os gateways disponíveis).
- O valor é cobrado automaticamente no cartão do aluno a cada mês.
- Em caso de falha no pagamento, o sistema tentará novamente.
2. Boleto Bancário
- Necessário ter integração com a Conta Digital (veja aqui como integrar).
- O boleto é gerado automaticamente todo mês, com envio para o e-mail do aluno.
3. PIX
- Necessário ter integração com a Conta digital no formato PJ.
- O código QRCode é gerado automaticamente todo mês e enviado ao e-mail do aluno.
Como configurar o contrato com renovação automática
- Acesse Gerencial > Itens de Venda > Contrato:
- Escolha o contrato desejado e ative a opção "Renovação automática":
- Salve ao final da página.
Caso não encontre a opção, clique em "Configurar campos" no topo da tela e ative.
Se a opção não estiver aparecendo para contratos superiores ao mensal, acesse Gerencial > Configuração > Configuração do sistema > Contrato, e ative a opção abaixo:
Como realizar a venda
- Acesse Recepção > Clientes > Cliente:
- Na aba "Venda", selecione a opção "Contrato", e então selecione o contrato desejado:
- Após isso, defina qual será a forma de pagamento do contrato:
- Finalize a venda.
Caso tenha sido feita uma venda anterior a configuração no contrato, o mesmo deverá ser vendido novamente, seguindo as instruções acima.
Dicas
- É possível cancelar a renovação automática a qualquer momento, acessando o cadastro do aluno. Na aba "Contrato", clique em "Dados do contrato":
- Em ações, clique em "Renovar":
- E em "Cancelar renovação automática":
- A data de vencimento da parcela e do início do plano sempre serão as mesmas.
- Caso o pagamento não seja feito no vencimento, o aluno ficará bloqueado até o pagamento.
- Para validar se um contrato foi vendido como renovação automática, basta acessar o cadastro do aluno e validar na aba Contrato:
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