Na Tecnofit, você pode tanto aumentar quanto reduzir o plano contratado por um aluno, adaptando o contrato conforme a necessidade. Abaixo, te mostramos como fazer isso de duas formas: cancelando o contrato atual ou atualizando o contrato existente. Bora conferir?
➕ Upgrade de plano: Ocorre quando o aluno deseja melhorar seu contrato atual. Upgrade significa uma melhoria no plano, como aumentar os dias de treino ou mudar para um plano mais completo.
➖ Downgrade de plano: Ocorre quando o aluno quer trocar para um plano menor, downgrade significa "redução", como diminuir os dias de treinoou mudar para um plano mais em conta.
Upgrade de contrato:
Opção 1: Cancelar e vender um novo plano.
Recomendamos essa opção quando a mudança for mais significativa:
- Cancele o contrato atual: Como cancelar um contrato?
- Realize uma nova venda com o plano atualizado: Como vender contratos?
- Ajuste a data de início e aplique os descontos correspondentes ao valor pago no plano anterior: Como alterar a data de início e fim dos contratos dos alunos? | Como Aplicar o Desconto no Recebimento?
Opção 2: Atualizar o contrato existente.
Se quiser apenas ajustar o contrato sem cancelá-lo:
- Crie um serviço com o nome “Ajuste Mensalidade” (ou outro nome que preferir): Como cadastrar um serviço?
Depois disso:
- Acesse Recepção > Clientes > Cliente e selecione o aluno:
- Acesse a aba "Contrato" e clique em "Dados do contrato":
- Em alterar, selecione o novo plano:
- Clique em "Gerar tarifa de alteração de contrato", selecione o serviço criado anteriormente e informe o valor da diferença entre os contratos:
- Preencha o motivo da alteração e salve:
- Após salvar, o sistema te direcionará para a página de pagamentos, aonde você pode fazer a cobrança do serviço:
⚠️ Importante: contratos vendidos no mesmo dia não podem ser alterados. É necessário aguardar até o dia seguinte para realizar essa mudança.
⚠️ Atenção: o saldo devedor de serviços lançados não pode ser parcelado, apenas contratos permitem parcelamento.
Downgrade de contrato:
Opção 1: Cancelar e vender um novo plano.
- Cancele o contrato atual: Como cancelar um contrato?
- Realize uma nova venda com o plano atualizado: Como vender contratos?
- Ajuste a data de início e aplique os descontos correspondentes: Como alterar a data de início e fim dos contratos dos alunos? | Como Aplicar o Desconto no Recebimento?
Opção 2: Atualizar o contrato existente com desconto
- Crie um desconto com o nome “Atualização de plano” (ou outro de sua preferência): Como cadastrar descontos?
Depois disso:
- Acesse Recepção > Clientes > Cliente e selecione o aluno.
- Acesse a aba "Contrato" e clique em "Dados do contrato".
- Em alterar, selecione o novo plano:
- Em Desconto, selecione o desconto criado anteriormente e informe o valor do desconto:
- Preencha o motivo da alteração e salve:
- Após isso, o sistema te direcionará para a parte de atualização das informações. Basta clicar em "Atualizar informações":
- Também será necessário incluir o desconto na(s) parcela(s) do plano: Como Aplicar o Desconto no Recebimento?
⚠️ Lembrando: contratos vendidos no mesmo dia não podem ser alterados. Aguarde até o próximo dia para realizar esse ajuste.
Após a alteração, é recomendável registrar o valor a ser devolvido ao aluno como uma conta a pagar em: Gerencial > Financeiro > Gestão Financeira.
Ei! Queremos saber sua opinião. ✅
Deixe seu feedback ou comentário e nos ajude a melhorar.
Vamos lá, sua opinião conta muito para nós! ❤️