Conciliação bancária é o processo de comparar o extrato bancário com os registros financeiros internos de uma empresa para identificar e corrigir discrepâncias.
O objetivo é garantir que todas as transações (entradas e saídas) estejam corretas e que não haja erros, omissões ou fraudes.
Esse processo é fundamental para manter a saúde financeira da empresa, assegurando que os lançamentos bancários correspondam aos registros efetuados no sistema, e vice-versa, garantindo assim uma boa gestão financeira do seu negócio.
Para realizar essa tarefa, nós fazemos a conciliação bancária através do arquivo OFX, importando assim o arquivo do seu banco para o sistema Tecnofit.
Como funciona:
➡️Comparação de dados: O processo envolve comparar detalhadamente os lançamentos no extrato bancário com os registros do sistema de gestão.
➡️ Identificação de divergências: A conciliação ajuda a identificar diferenças entre lançamentos bancários e o sistema, causados por lançamentos incorretos, duplicados ou que foram registrados em um lado e não no outro.
➡️Correção de erros: Quando uma divergência é encontrada, a conciliação permite corrigir o erro nos lançamentos.
➡️Exemplo prático: Se você registrou R$ 1.000 no contas a pagar, mas no extrato bancário mostra apenas R$ 950, a conciliação revelará que faltaram R$ 50, permitindo investigar o motivo e tomar as ações necessárias para corrigir a situação
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