Oferecer o PIX como forma de pagamento é uma maneira prática e eficiente de facilitar a vida do seu cliente, além de garantir agilidade no recebimento. Na Tecnofit, você pode utilizar o PIX Cobrança (integrado à Conta Digital) ou o PIX Manual (registro de pagamento recebido utilizando sua chave pix).
Com o PIX Cobrança, é possível inclusive parcelar planos, além de contar com a compensação automática no sistema e envio programado da cobrança por e-mail. Já o PIX Manual é indicado para quem ainda não utiliza os meios de pagamento integrados da Tecnofit, funcionando apenas como registro da quitação da venda.
⚠️ Importante: o pagamento via PIX cobrança não é descontado automaticamente da conta do cliente, como acontece com cartão de crédito. O aluno precisa acessar o código gerado e realizar o pagamento manualmente, seja pelo app ou pelo link enviado por e-mail.
ÍNDICE
- PIX Cobrança (integrado à Conta Digital)
- Ativando o PIX Cobrança
- Gerando o pix
- Parcelamento com PIX Cobrança
- Caso precise cancelar ou gerar novamente o PIX
- Como verificar os envios de PIX cobrança
- PIX para planos de recorrência mensal
- PIX Manual
- Diferença entre PIX Cobrança e Boleto PIX
PIX Cobrança (integrado à Conta Digital)
Com o PIX Cobrança, o sistema gera uma chave exclusiva para cada venda ou parcela (em QR Code ou código), com data de vencimento. Essa cobrança é enviada automaticamente por e-mail e também fica disponível no app do aluno.
Como funciona:
- Uma chave PIX única é criada para cada cobrança.
- O pagamento é identificado automaticamente e o sistema dá a baixa na venda.
- A cobrança pode ser paga até 30 dias após o vencimento, com aplicação de juros e multa.
- O custo por transação é de R$ 1,90 por pagamento realizado. Não há custo para gerar a cobrança.
- Não é possível reutilizar a mesma chave após o pagamento.
Ativando o PIX Cobrança
Para utilizar o PIX Cobrança, é necessário ter uma Conta Digital ativa na Tecnofit: Como integrar com a Conta Digital da Tecnofit?
Gerando o pix:
- Acesse Recepção > Clientes > Cliente:
- Selecione o aluno e na aba "Pagamentos", clique em "Gerar cobrança PIX":
- Confirme:
Parcelamento com PIX Cobrança
- Seguindo o passo a passo anterior, chegue a aba "Pagamentos".
- Clique no ícone do PIX para gerar as cobranças:
- Visualize o resumo das cobranças e confirme:
A cobrança é gerada sempre 10 dias antes do vencimento, sendo essa uma configuração padrão do sistema.
Caso precise cancelar ou gerar novamente o PIX:
- No cadastro do aluno, na aba "Pagamentos", cancele as cobranças PIX geradas clicando no ícone de "x":
- Caso esse ícone não apareça, clique para visualizar o PIX:
- E após isso em "Cancelar PIX":
- Clique em Editar Parcelamento para ajustar valores ou datas de vencimento.
- Gere novamente as cobranças. Elas serão reenviadas ao aluno automaticamente.
Como verificar os envios de PIX cobrança:
- Na aba "Pagamento", dentro do cadastro do aluno, clique na opção de logs de envio:
- Você terá um resumo do envio, contendo modo de envio (automático ou manual), e o horário de envio:
Para realizar o envio da cobrança Pix por Whatsapp:
- No cadastro do aluno, na aba "Pagamentos", clique para visualizar a cobrança PIX gerada clicando no ícone de pix:
- E após isso no campo Enviar código Pix, clicar no botão Whatsapp:
E para envio por email, no campo Enciar Código por E-mail, abaixo, clicar no ícone com o Avião.
PIX para planos de recorrência mensal
Também é possível utilizar o PIX Cobrança para planos de renovação automática mensal (recorrência).
Veja como efetuar esse tipo de venda aqui: Como criar e vender contrato de renovação automática?
PIX Manual
Se preferir, você pode apenas registrar o pagamento por PIX no sistema, sem uso da Conta Digital. Nesse caso:
- O aluno faz o pagamento direto para sua chave PIX, fora da Tecnofit.
- O sistema não gera código ou envia cobrança automaticamente.
- Você registra o valor recebido no momento da venda.
Realize a venda normalmente no cadastro do aluno: Como efetuar vendas no cadastro do aluno? (Contrato, Serviço e Produto)
No recebimento, selecione a opção PIX Manual e informe os dados do pagamento: Como receber o pagamento do meu aluno?
⚠️ Reforçando: essa opção é apenas um registro interno no sistema. Nenhuma cobrança será enviada para o aluno.
Diferença entre PIX Cobrança e Boleto PIX
Tipo | Como funciona | Vencimento |
---|---|---|
PIX Cobrança | Gera uma chave exclusiva para cada venda (QR Code ou código). | Pode ser pago até 30 dias apóso vencimento. |
Boleto PIX | Igual ao boleto comum, com QR Code para pagar via PIX. | Só pode ser pago até o vencimento. |
Ambos ficam disponíveis no app do aluno e podem ser enviados por e-mail, caso o contato esteja válido e confirmado.
Ei! Queremos saber sua opinião. ✅
Deixe seu feedback ou comentário e nos ajude a melhorar.
Vamos lá, sua opinião conta muito para nós! ❤️