Cobranças recorrentes são uma excelente solução para academias que desejam automatizar recebimentos e evitar inadimplência. Na Tecnofit, é possível realizar cobranças por crédito recorrente, sem comprometer o limite total do cartão de crédito do aluno.


    Com o uso do Gateway de Pagamento e uma adquirente integrada, a gestão financeira se torna mais prática, possibilitando ativação, edição e cancelamento de cobranças diretamente pelo sistema.


Neste guia, você confere como funciona todo o processo de configuração e acompanhamento de cobranças recorrentes no sistema Tecnofit.




ÍNDICE




O que é crédito recorrente?


A cobrança recorrente permite que o aluno seja cobrado automaticamente em datas pré-definidas, sem ocupar o limite total do cartão. Ideal para planos mensais, trimestrais ou anuais.


Benefícios:

  1. Facilita o pagamento para o aluno
  2. Garante previsibilidade financeira para a academia
  3. Reduz inadimplência




Requisitos para utilizar


  1. Integração ativa com um Gateway de Pagamento e Adquirente: Quais são os Gateways de pagamento e suas taxas?
  2. Cadastro completo do aluno (incluindo CPF e data de nascimento): Como cadastrar um prospect e converter em aluno?
  3. Contrato com vencimento definido: Como criar contratos (planos)? | Como efetuar vendas no cadastro do aluno? (Contrato, Serviço e Produto)
  4. Cartão do aluno cadastrado: Como cadastrar, trocar ou excluir o cartão de crédito do aluno?


✨ Você também pode encaminhar o link de pagamento da primeira parcela para o aluno, para que ele mesmo cadastre seu cartão, ou orientar o aluno a cadastrar pelo app. Após o pagamento pelo link, o cartão fica salvo e você pode apenas ativar a recorrência depois ✨

Como gerar um link de pagamento para meu aluno?

Sou aluno, como posso cadastrar o cartão de crédito no App Tecnofit ou no Tecnofit Box?




Como ativar a recorrência em um contrato já parcelado


  • Acesse Recepção > Clientes > Cliente:



  • Clique na aba Pagamento e clique em "Ativar Recorrência":



  • Ao confirmar a ativação, todas as parcelas em atraso serão cobradas:



Prontinho! Agora o sistema fará a cobrança nos dias de vencimento, e o recibo será gerado como "crédito recorrência":





Venda de contrato mensal recorrente


Aprenda a vender um contrato mensal na recorrência automática aqui: Como criar e vender contrato de renovação automática?



Vendas retroativas com recorrência




⚠️ Atenção: Essa opção só aparecerá caso seu contrato esteja com o parcelamento opcional ativado. Caso seja um contrato de parcelamento fixo, irá direto para a tela abaixo.


  • Marque a opção " Permitir que data da última parcela seja posterior ao vencimento do contrato" e na forma de pagamento escolha 'Ativar recorrência":



  • Confirme a ativação da recorrência:





Cancelar ou pausar cobrança


  • Acesse o cadastro do aluno em Recepção > Clientes > Cliente.
  • Na aba "Pagamentos", clique em "Cancelar Recorrência":



Após cancelamento:

  • É possível editar valores ou vencimentos das parcelas:



  • Reative a recorrência após as alterações.





  • Acesse Gerencial > Itens de Venda > Contrato:



  • Crie ou edite um contrato, e marque a opção "Permitir receber este contrato parcelado":



  • Para que o contrato entre na recorrência, o parcelamento precisa ser fixo:



Prontinho! Ao enviar o link de venda dessa contrato para um aluno, a venda entrará diretamente na recorrência.





Visualizar e gerenciar cobranças recorrentes


Verificar alunos sem cobrança ativa:

  • Relatórios > Clientes > Clientes sem Vínculos:



Relatório de cobranças ativas:

  • Relatórios > Financeiro > Recorrências:





Cobrança manual


  • Acesse Relatórios > Financeiro > Recorrências:



  • Clique em Executar para realizar a cobrança manualmente:



⚠️ Obs: só é possível uma cobrança manual por aluno por dia.




Troca de cartão de crédito






Cobranças no período de licença


Durante o período de licença, a recorrência não é pausada automaticamente. Para evitar cobranças:

  • Cancele a recorrência temporariamente
  • Altere a data das próximas parcelas
  • Reative a cobrança quando o aluno retornar.




Ei! Queremos saber sua opinião. ✅ 


Deixe seu feedback ou comentário e nos ajude a melhorar. 


Vamos lá, sua opinião conta muito para nós! ❤️


Palavras-chave: Cobrança por crédito recorrente, ativar recorrência, cancelar recorrência, recorrência ativa, cobrança automática, pausar recorrência, crédito sem limite, cartão recorrente, venda recorrente Tecnofit, falha na cobrança cartão, recorrência manual, troca de cartão de crédito, venda retroativa.