O que é a Autenticação de Dois Fatores?

É uma camada extra de segurança para acessar contas online ou sistemas. Com ela, além de digitar o seu e-mail e senha para o login, é necessário confirmar a identidade de uma segunda forma, geralmente por meio de um dispositivo confiável, como um aplicativo especializado para a autenticação. 

Esse processo garante maior segurança as suas informações pessoais e da sua empresa, dificultando o acesso de pessoas não autorizadas.


Como funciona a Autenticação de Dois Fatores na Tecnofit? 

Quando usuários realizam o login no sistema, é solicitado um código de validação. Este código será enviado para um aplicativo especializado. Com o código em mãos, basta digitá-lo no campo na tela de login.




Agora que você já sabe o que é a Autenticação de Dois Fatores, vamos ao passo a passo de como configurar:


1. Solicitação de Cadastro

Acesse o sistema e digite seu e-mail e senha para login, depois realize validação reCaptcha. Ao clicar em "Acessar", você verá a seguinte tela:



Agora, abra a caixa de entrada do seu e-mail e verifique a mensagem recebida da Tecnofit. Caso você não tenha recebido o e-mail, clique no botão de "Reenviar e-mail".



Ainda não recebeu o e-mail? Clique aqui para abrir um chamado com nosso Suporte Técnico


2. Download de Aplicativo

No e-mail recebido você indicamos quais os melhores aplicativos de Autenticação de Dois Fatores você deve instalar, sugerimos estas opções:



Cada funcionário do seu estabelecimento deve ter o aplicativo escolhido instalado em seu celular particular, evitando utilizar o celular do estabelecimento para controlar múltiplos acessos. 


Com o aplicativo baixado, abra ele no seu celular. Localize no app o botão para realizar a leitura de QR Code. Agora é só fazer a leitura do QR Code que foi enviado no e-mail. 



Meu QR Code expirou! O que eu faço? Volte para a tela de login do sistema e solicite o reenvio do e-mail. Será enviada uma nova mensagem com um novo QR Code. 


3. Inserir o Código

O aplicativo selecionado gerará um código que deverá ser inserido no momento do login. Certifique-se de digitá-lo corretamente, pois você tem um limite de 5 tentativas para acessar o sistema.



Caso o limite de 5 tentativas seja excedido, o acesso será bloqueado. Além disso, um e-mail será enviado aos administradores do seu estabelecimento, informando sobre o bloqueio, e através deste e-mail o gestor poderá desbloquear a conta do funcionário e autorizar o acesso ao sistema.


4. Desbloqueio do Sistema

Conforme explicado no item anterior, a conta do usuário é bloqueada ao atingir as 5 tentativas de inserção do código. Os usuários administradores do sistema recebem um e-mail para realizar o desbloqueio da conta. 


 


Ao acessar o link enviado no e-mail, o adminsitrador será direcionado para a tela de desbloqueio. Insira o código de Autenticação nesta tela, gerado pelo aplicativo no celular do administrador.