A gestão financeira é uma das principais preocupações que um empreendedor deve ter para garantir o seu sucesso do seu negócio a longo prazo. Ela consiste em um conjunto de processos e atividades destinados a administrar os recursos de uma empresa, envolvendo todas as ações de planejamento, análise e controle de capital.

O grande objetivo da gestão financeira é garantir a saúde da operação, mantendo os custos equilibrados com os ganhos e maximizando o lucro obtido. A partir de uma boa gestão financeira, é possível tomar decisões mais precisas em relação aos investimentos e à captação de recursos do negócio, permitindo a sua expansão a longo prazo.

Quais processos estão envolvidos na gestão financeira?

A gestão financeira envolve diferentes procedimentos, dependendo do porte e dos objetivos da empresa. No entanto, alguns processos essenciais são: 

- planejamento financeiro, com a definição de metas e orçamentos para o negócio;


- controle do fluxo de caixa;


- gestão das contas a pagar e a receber;


- acompanhamento e administração do capital de giro;


- gerenciamento da emissão e organização de notas fiscais;


- controle de estoque;


- apuração e análise dos resultados do negócio;

A gestão financeira é primordial para garantir o desenvolvimento e o crescimento contínuo de um negócio. A má administração de recursos pode ter sérias consequências para uma empresa, como dívidas, maus investimentos, estagnação dos resultados e, no pior dos casos, até mesmo falência. Por outro lado, uma boa gestão do capital financeiro permite um planejamento muito mais preciso dos gastos e investimentos, possibilitando a redução de custos desnecessários e a correta alocação de recursos. Dessa forma, a empresa tem mais chances de alcançar os objetivos almejados e de estar preparada para lidar com imprevistos e cenários de crise sem sofrer graves prejuízos financeiros.