Como cancelar o Contrato de um aluno e gerar um comprovante de cancelamento?
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Criado por: Alefer dos Dos Reis Cassemiro Dos Santos
Modificado em: Sex, 19 Jul, 2024 na (o) 10:40 AM
Por padrão, o sistema Tecnofit faz o cancelamento automático dos alunos após 15 dias de bloqueio (você pode alterar o prazo de cancelamento nas Configurações do sistema > Contrato > Dias Cancelamento Cliente).
Mas quando um aluno solicita o cancelamento do contrato, informando o motivo, é importante registrar esse cancelamento no sistema, para ter um controle mais efetivo dos motivos de cancelamento, da situação dos seus alunos e de todos os retornos realizados. Quando um aluno cancelado volta para a sua unidade, o sistema contabilizará como um retorno.
Para cancelar o contrato do seu aluno, siga este passo a passo:
Acesse o menu Recepção> Cliente;
Selecione o aluno que irá cancelar e vá até a aba 'Contrato';
No contrato, clique no ícone 'i' (dados do contrato);
Clique no botão 'Selecione uma ação' e escolha 'Cancelar/Transferir';
Selecione o tipo de ação 'Cancelar';
Selecione a 'Data de cancelamento';
Selecione o 'Motivo de cancelamento';
Marque a opção 'Lançamento: Cancelar todos os lançamentos em aberto' caso queira zerar os valores pendentes desse contrato, exceto na cobrança por recorrência, já que todas as parcelas em aberto serão canceladas automaticamente;
Preencha o campo 'Observação';
Assinale 'Multa', caso necessite cobrar uma multa contratual. Para isso é necessário ter um serviço cadastrado como multa;
Finalize clicando em 'Cancelar Contrato'.
Confira na prática:
![](https://s3.amazonaws.com/cdn.freshdesk.com/data/helpdesk/attachments/production/67003004632/original/p-7jIvZOsjmETrma12aoGo_0ByeMdm8kzQ.gif?1606920399)
Para gerar o recibo de cancelamento você precisa criar um template:
Acesse o menu Gerencial > Template Geral;
Clique em '+ NOVO';
No campo 'Tipo' selecione a opção 'Recibo de cancelamento de contrato';
![](https://s3.amazonaws.com/cdn.freshdesk.com/data/helpdesk/attachments/production/67003005252/original/vAWHIxR1p6xWp5RM1jICbvnvUbgX6_N0CQ.png?1606921162)
Insira um nome para esse template;
Configure como preferir as informações que vão aparecer no recibo, utilizando as TAGs disponíveis na seção 'Cancelamento de contrato':
![](https://s3.amazonaws.com/cdn.freshdesk.com/data/helpdesk/attachments/production/67003005265/original/DQU801rPCYo_rhIioeqeoaY0j1TFitPVng.png?1606921206)
Para gerar o comprovante de cancelamento do contrato clique em "Imprimir comprovante" quando aparecer a mensagem de confirmação do cancelamento. Caso precise gerar novamente, basta acessar a aba contrato do cadastro do cliente, acesse novamente o 'i' e ao lado do 'Status: Cancelado' clicar no ícone da impressora.
![](https://s3.amazonaws.com/cdn.freshdesk.com/data/helpdesk/attachments/production/67003005279/original/WPGK16mnRrs0w0XWu4SIyerQqDJn1cW8cA.gif?1606921241)
Alefer é o autor deste artigo de solução.
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