Por padrão, o sistema Tecnofit faz o cancelamento automático dos alunos após 15 dias de bloqueio (você pode alterar o prazo de cancelamento nas Configurações do sistema> 11 Contrato>Dias Cancelamento Cliente). Mas quando um aluno solicita o cancelamento do contrato, informando o motivo,  é importante registrar esse cancelamento no sistema, para ter um controle mais efetivo dos motivos de cancelamento, da situação dos seus alunos e de todos os retornos realizados. Quando um aluno cancelado volta para a sua unidade, o sistema contabilizará como um retorno.


    Para cancelar o contrato do seu aluno, siga este passo a passo:

  • Acesse o menu Recepção>Cliente;
  • Selecione o aluno que irá cancelar; 
  • Clique na aba 'Contrato'; 
  • Clique ícone 'i' (dados do contrato);
  • Clique no botão 'Selecione uma ação' e escolha 'Cancelar/Transferir';
  • Selecione o tipo de ação 'Cancelar';
  • Selecione a 'Data de cancelamento';
  • Selecione o 'Motivo de cancelamento';
  • Marque a opção 'Lançamento: Cancelar todos os lançamentos em aberto' caso queira zerar os valores pendentes desse contrato, exceto na cobrança por recorrência, já que todas as parcelas em aberto serão canceladas automaticamente; 
  • Preencha o campo 'Observação';
  • Assinale 'Multa' caso necessite cobrar uma multa contratual. Para isso é necessário ter um serviço cadastrado como multa;
  • Finalize clicando em 'Cancelar Contrato'.

Confira na prática:




    Para gerar o recibo de cancelamento você precisa criar um template:

  • Acesse o menu Gerencial>Template Geral;
  • Clique em '+NOVO';
  • No campo 'Tipo' selecione a opção 'RECIBO DE CANCELAMENTO DE CONTRATO';


  • Insira um nome para esse template;
  • Configure como preferir as informações que vão aparecer no recibo, utilizando as TAGs disponíveis na seção 'CANCELAMENTO DE CONTRATO';


    Para gerar o comprovante de cancelamento do contrato clique em "Imprimir comprovante" quando aparecer a mensagem de confirmação do cancelamento. Caso precise gerar novamente, basta acessar a aba contrato do cadastro do cliente, acesse novamente o 'i' e ao lado do 'Status: Cancelado' clicar no ícone da Impressora.