Por padrão, o sistema Tecnofit faz o cancelamento automático dos alunos após 15 dias de bloqueio (você pode alterar o prazo de cancelamento nas Configurações do sistema> 11 Contrato>Dias Cancelamento Cliente). Mas quando um aluno solicita o cancelamento do contrato, informando o motivo, é importante registrar esse cancelamento no sistema, para ter um controle mais efetivo dos motivos de cancelamento, da situação dos seus alunos e de todos os retornos realizados. Quando um aluno cancelado volta para a sua unidade, o sistema contabilizará como um retorno.
Para cancelar o contrato do seu aluno, siga este passo a passo:
- Acesse o menu Recepção>Cliente;
- Selecione o aluno que irá cancelar;
- Clique na aba 'Contrato';
- Clique ícone 'i' (dados do contrato);
- Clique no botão 'Selecione uma ação' e escolha 'Cancelar/Transferir';
- Selecione o tipo de ação 'Cancelar';
- Selecione a 'Data de cancelamento';
- Selecione o 'Motivo de cancelamento';
- Marque a opção 'Lançamento: Cancelar todos os lançamentos em aberto' caso queira zerar os valores pendentes desse contrato, exceto na cobrança por recorrência, já que todas as parcelas em aberto serão canceladas automaticamente;
- Preencha o campo 'Observação';
- Assinale 'Multa' caso necessite cobrar uma multa contratual. Para isso é necessário ter um serviço cadastrado como multa;
- Finalize clicando em 'Cancelar Contrato'.
Confira na prática:
Para gerar o recibo de cancelamento você precisa criar um template:
- Acesse o menu Gerencial>Template Geral;
- Clique em '+NOVO';
- No campo 'Tipo' selecione a opção 'RECIBO DE CANCELAMENTO DE CONTRATO';
- Insira um nome para esse template;
- Configure como preferir as informações que vão aparecer no recibo, utilizando as TAGs disponíveis na seção 'CANCELAMENTO DE CONTRATO';
Para gerar o comprovante de cancelamento do contrato clique em "Imprimir comprovante" quando aparecer a mensagem de confirmação do cancelamento. Caso precise gerar novamente, basta acessar a aba contrato do cadastro do cliente, acesse novamente o 'i' e ao lado do 'Status: Cancelado' clicar no ícone da Impressora.