Caso seu aluno queira cancelar prematuramente o contrato, você poderá cobrar uma multa diretamente no cartão de crédito do aluno ou lançar essa multa no sistema para efetuar a baixa em outra forma de pagamento (dinheiro, cartão de crédito ou débito, cheque, etc).

    Siga o passo a passo:

  • Acesse o menu Recepção>Clientes>Cliente;

  • Clique na aba 'Contrato'; 

  • Clique ícone 'i' (dados do cliente);


  • Clique no botão 'Selecione uma ação' e escolha 'Cancelar/Transferir';


  • Selecione o tipo de ação 'Cancelar';

  • Selecione a 'Data de cancelamento';

  • Selecione o 'Motivo de cancelamento';

  • Com a opção 'Lançamento' assinalada  todos os lançamentos do aluno serão cancelados também, exceto na cobrança por recorrência já que todas as parcelas em aberto serão canceladas automaticamente; 

  • Preencha o campo 'Observação' caso tenha mais detalhes;

  • Assinale 'Multa';

  • Selecione o Serviço;

  • Informe o Valor da multa;

** Veja como criar um serviço de multa AQUI.


  • Selecione a forma de recebimento cartão e efetue a cobrança

    Quando finalizar o contrato estará cancelado!