Ativar recorrência

Para cadastrar uma recorrência, primeiramente você precisa abrir o cadastro do aluno. Para isso, acesse Recepção > Clientes > Cliente.

Depois realize venda parcelada para o aluno. Para saber como realizar uma venda, clique aqui

No exemplo a seguir, confira os passos de uma venda de contrato anual:

1 - Selecione o contrato e adicione o mesmo na cesta de compras clicando em "Adicionar Contrato".

2 - Clique em "Finalizar Venda".

Assim que você finalizar a venda, o sistema vai exibir uma mensagem perguntando se deseja parcelar pela recorrência. 

Se você clicar em "Parcelar", o sistema irá levar você diretamente para a tela de parcelamento.

  • Número de Parcelas: Selecione em quantas parcelas você deseja parcelar o valor da venda.
  • Primeira Parcela: Informe a data da primeira parcela, ou seja, quando será realizada a primeira cobrança.
  • Vencimento: Permite que a data da ultima parcela seja maior que a data do vencimento do contrato. Usado geralmente quando você altera a data da cobrança da primeira parcela para uma data posterior a data de inicio do contrato.
  • Ação após o parcelamento: Para cobrar por recorrência selecione a opção 'Ativar recorrência' que o sistema já irá realizar o parcelamento na quantidade de parcelas selecionadas assim que você clicar em 'Confirmar Parcelamento'.

Após esse processo, você vai precisar cadastrar o cartão de crédito do aluno. Ao preencher os dados do cartão do aluno, o sistema irá preencher os dados do cartão automaticamente, preencha todos os campos a seguir e clique em "Cadastrar cartão de crédito", conforme o exemplo a seguir:

Feito isso, confira as datas de vencimento e caso esteja tudo certo, clique em "Confirmar". Se a data de vencimento ou o valor parcelado não estiverem corretos, será necessário excluir o parcelamento e refazer o procedimento.

Se o aluno tiver limite no cartão, a mensagem de "Sucesso" irá informar que a captura foi realizada com sucesso.  

IMPORTANTE: Caso o aluno não tenha limite, ele ainda poderá realizar o pagamento da parcela em outra forma de pagamento sem desagendar as outras parcelas e sem duplicar a cobrança da parcela. Para isso, basta clicar em "Receber" na parcela desejada, informar a forma do pagamento que o sistema deixará esta parcela como paga, evitando a duplicidade. Você também pode cadastrar mais de um cartão para que o sistema tente realizar a captura. Caso a transação não seja capturada é realizada mais 5 tentativas de cobrança, após essas tentativas você poderá realizar as tentativas de cobrança manualmente através do Relatório de Recorrências.  

Por padrão as tentativas de cobranças são realizadas de 3 em 3 dias, com esse prazo tem mais chances de aprovar as cobranças até que vire o limite do cartão do cliente. De qualquer forma, você pode alterar esse intervalo através do menu Gerencial > Configurações > Configuração do Sistema, conforme sugere imagem:

Cancelar recorrência

Depois que a recorrência está ativa, para cancelar as cobranças futuras basta clicar no icone indicado ao lado da primeira parcela em aberto em que a recorrência está ativa.

Feito isso, todas as recorrências agendadas serão canceladas.

Palavras chaves: recorrência de pagamento, pagamento recorrente, débito recorrente, crédito recorrente, parcelamento de venda, cadastro do cartão de crédito, cartão do aluno, recorrencia.

Encontrou sua resposta?