O cadastro das formas de recebimento é muito importante para toda a gestão do seu financeiro, para que o sistema entenda como você trabalha e para que você consiga fazer uma boa gestão do seu financeiro. 

Através desse cadastro o sistema irá entender quais formas de recebimento que você utiliza no seu negócio, em qual conta você recebe cada uma delas, quais são as tarifas para ter gestão dos recebimentos líquidos e brutos.

Antes de começar o cadastro das formas de recebimento, você precisa ter cadastrado as suas contas bancárias dentro do sistema, para entendermos para onde vai esses valores. 

Na sequência, acesse o menu Gerencial>Financeiro>Auxiliares>Formas de Recebimento, clique nas formas de recebimento que vai utilizar e configure cada uma delas.

Formas de Recebimento | Boleto, Cheque, Dinheiro ou Crédito em Conta

Clique acima da Forma de Recebimento em que você vai utilizar e configure e preencha conforme sugere abaixo:

  • Forma de cobrança: Você não vai precisar mexer nesse campo, ele já vem selecionado com a forma de recebimento e não pode ser alterado;
  • Conta Bancária padrão: Escolha a conta bancária padrão para esse recebimento;
  • Tipo de taxa: Pode ser por valor ou percentual;
  • Valor taxa: Defina qual é o valor dessa taxa.
  • Movimentação: Ao selecionar essa opção, todo o recebimento será automaticamente movimentado para a conta padrão, definida no cadastro da conta bancária.
  • Recebimento: Ao selecionar essa opção, todos os lançamentos já entram como recebidos no contas a receber.(Ex Dinheiro, como recebo em mãos, posso configura-lo para que seja lançado como recebido no sistema)

Clique em 'Salvar'

Forma de Recebimento | Cartão de Crédito e Débito

Acesse a forma de recebimento de Cartão de crédito ou débito e prossiga para o cadastro das taxas de cartão, as tarifas de cartão serão descontadas do seu faturamento, 

O cadastro pode ser feito conforme sugere a seguir:

OBS: Caso a tarifa de crédito de todas as bandeiras seja a mesma, você pode realizar um único cadastro. 

Tarifas Cartão de Débito

  • Nome: Nomeie com a nome da bandeira (ex: visa, master, elo, etc);
  • Tipo: Escolha o tipo 'DÉBITO';
  • Conta Bancária padrão: Defina qual é a conta bancária padrão para esse recebimento;
  • Prazo crédito: É o prazo para os valores entrarem na sua conta;
  • Tarifa: Informe a tarifa descontada do valor do pagamento para este cartão. 

Tarifas Cartão de Crédito

  • Nome: Nomeie com a nome da bandeira (ex: visa, master, elo, etc), ou bandeiras caso seja a mesma tarifa (ex: visa/master);
  • Tipo: Escolha o tipo 'CRÉDITO';
  • Conta Bancária padrão: Defina qual é a conta bancária padrão para esse recebimento;
  • Online: Marque o check-box caso esses recebimentos sejam utilizados na recorrência (exceto cobranças utilizadas pelo Gateway de Pagamento Pagar.me);
  • Bandeiras: Classifique quais bandeiras são utilizadas na cobrança dessas tarifas; 
  • Qtde máx de Parcelas: Defina a quantidade máxima de parcelas;
  • Taxas: Classifique a tarifa para cada uma das parcelas.

Pronto! Agora você já pode iniciar o fluxo de vendas para os seus clientes.

➡ Confira um passo a passo completo do cadastro das contas bancárias, formas de recebimento e tarifas

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